O que fazer em caso de queimadura de pele

terça-feira, 28 de julho de 2009 | 7:38

pefogo

Quero propor um teste rápido para avaliar seu conhecimento sobre primeiros socorros para queimaduras. Depois de conferir as respostas, leia o texto que preparei sobre o assunto. Quanto mais você souber, mais chances terá de fazer o procedimento correto se precisar ajudar alguém que se queimou.

1-O que é melhor fazer ao queimar levemente o braço no forno?
a) Passar manteiga
b) Passar clara de ovo
c) Resfriar a área de queimadura com gelo
d) Deixar o local queimado sob água corrente da torneira
e) Lavar a área queimada com água e sabonete, e depois fazer um curativo com vaselina e gaze

2-Quando a queimadura é com água fervente, forte o suficiente para aparecerem bolhas na pele machucada, o que fazer?
a) Passar manteiga
b) Passar clara de ovo
c) Resfriar a área de queimadura com gelo
d) Deixar o local queimado sob água corrente da torneira
e) Lavar a área queimada com água e sabonete, e depois fazer um curativo com vaselina e gaze

3-Se aparecer uma bolha na pele queimada, ela deve ser estourada?
a) Sim
b) Não

4. Qual o telefone do Corpo de Bombeiros?
a) 190
b) 911
c) 193
d) 102
e) 103

Respostas: 1 - d; 2 - d; 3 - b; 4 - c

Queimadura de primeiro grauAs queimaduras por calor são classificadas de acordo com sua profundidade. Se atingir apenas a camada mais superficial da pele, ela é classificada como de primeiro grau. A pele fica avermelhada e dói, mas não se formam bolhas. A maior parte das queimaduras de primeiro grau são leves e acabam sarando sozinhas.  O tratamento consiste em aliviar os sintomas de dor e esperar o tempo passar. Em uma queimadura desse tipo, a primeira medida a tomar é deixar a área afetada sob água fria e corrente da torneira. Isso diminui a temperatura da pele e interrompe o processo de queimadura. Não coloque gelo e nem recorra a medidas caseiras como pasta de dente, clara de ovo, manteiga, óleo de cozinha.

 

 

Depois disso, se a extensão da queimadura não for muito grande, você pode usar cremes à base de cortisona, que diminuem a inflamação local. Loções hidratantes que contenham ativos calmantes também ajudam a melhorar os sintomas, e podem ser usadas durante a fase de recuperação. Se a extensão da queimadura for grande, procure ajuda médica. Não exponha sua pele ao sol até que ela se recupere e use um filtro solar com FPS alto todos os dias.

Queimadura de segundo grau

Se a lesão for um pouco mais profunda, a queimadura é classificada como de segundo grau. A área afetada incha, dói e fica vermelha. A pele se desprende ou formam-se bolhas.

Aqui também a primeira medida a tomar é deixar a área afetada sob água fria e corrente da torneira até que a dor passe, mesmo que demore 30 minutos. Se isso não for possível, faça compressas com água fria. Não use gelo ou água gelada, que podem agravar a lesão. Não passe manteiga, clara de ovo, pasta de dente, açúcar. Não ajudam em nada e ainda podem atrapalhar a avaliação médica. Depois de resfriar a pele na água, procure ajuda médica.

No caso de queimadura nas mãos, remova anéis, relógio, pulseiras, antes que a área afetada inche. O mesmo vale para colares, cinto, sapatos e até mesmo roupas, de acordo com o local da queimadura. Se for nos braços ou nas pernas, mantenha-os elevados para diminuir o inchaço.

Nunca estoure bolhas, nem remova a pele descolada. Depois de deixar a ferida sob a água, procure ajuda especializada. Se a roupa colou na pele, não a descole, apenas corte o tecido ao redor. Dependendo da localização e da extensão, procure o mais rápido possível um pronto-socorro.

Durante o período de recuperação, é necessário um rigoroso acompanhamento médico. Além de avaliar a cicatrização, o médico estará atento a uma possível infecção da ferida. Se isso acontecer, a área ficará avermelhada, inchada, quente e dolorida, e pode haver presença de pus.

Queimadura de terceiro grau

A lesão é mais profunda: atinge todas as camadas da pele e eventualmente estruturas que estejam abaixo dela. A região queimada fica carbonizada. Esse tipo de queimadura dói menos que as anteriores, pois, além da pele, são destruídas terminações nervosas responsáveis pela dor. Ao invés de água corrente, devem ser usadas compressas úmidas e frias para resfriar a pele. Nunca use gelo ou água gelada, que podem agravar a lesão. Esse tipo de ferimento é sempre uma emergência médica. Ligue para o resgate imediatamente.

Telefones úteis:
- Bombeiros: 193
. Orienta os primeiros socorros por telefone e, se necessário, faz o resgate, efetuando o transporte para o hospital mais próximo.

- Instituto pró-queimados: 0800-707-7575. Também orienta os primeiros socorros por telefone e indica o hospital mais próximo habilitado para o atendimento. Não faz o resgate.

-SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência): 192. Não orienta por telefone, mas faz o resgate e encaminha a vítima para o hospital mais próximo.

Por Lucia Mandel

Deixe um comentário